top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Você sabe o que são exercícios dupla tarefa? 


Os exercícios de dupla tarefa envolvem a realização simultânea de uma tarefa primária, geralmente postural, em associação com outras tarefas, chamadas secundárias, que podem ser cognitivas, motoras ou motoras-cognitivas.


Portanto, esses exercícios exigem grande processamento neuronal, estimulando nosso corpo e cérebro do começo ao fim das atividades. 😉

Esses exercícios têm apresentado benefícios no bem-estar físico e psicológico da pessoa idosa, por isso os profissionais da saúde que trabalham com o público 60+ o utilizam para estimular tanto o lado motor, quanto o cognitivo do idoso. 🧠💪🏻


Separamos 3 dicas de exercícios dupla tarefa que você pode fazer em casa, caso não tenha restrições médicas: 


1) Em um local de livre acesso e seguro, retire tapetes e obstáculos para evitar quedas e quique uma bola enquanto anda, contando até 30. 


2) Busque por no mínimo 10 tampinhas ou copos plásticos coloridos e colóquios em fileira no chão, caminhe e ao passar por cada copo diga o nome da sua cor, por exemplo, copo um roxo, copo um roxo copo dois verde, copo um roxo copo dois verde copo três azul até chegar no copo 10 repita o número e a cor dos copos por qual você já passou. 


3) Parado, quique uma bola no chão e ao segurar a bola na mão novamente, soletrar uma palavra, como por exemplo, banana, peixe, árvore, alface entre outras. 


Caso você tenha algum tipo de restrição, converse com seu médico, fisioterapeuta ou educador físico antes de iniciar novas atividades.


Ficou com dúvida sobre o tema? Mande sua pergunta para gente.

APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page