top of page
duv-idoso-faixa.jpg
duv-idoso-logo.png

PATROCÍNIO

nestle-health-science_footer.png

Você sabe o que é presbiacusia? 


A presbiacusia é o termo utilizado para perda auditiva nas pessoas idosas, decorrente do processo natural de envelhecimento. Resulta em mudanças nas estruturas sensoriais da orelha interna, bem como das estruturas neurais que recebem as ondas sonoras. O declínio auditivo é mais recorrente e pode se agravar em pessoas idosas que apresentem comorbidades como hipertensão, diabetes mellitus, problemas de tireoide, demências e doença cerebrovascular. 


É um dos distúrbios da comunicação mais incapacitantes e pode impedir que a pessoa idosa desempenhe o seu pleno papel na sociedade. Pode provocar uma privação sensorial, e ainda, acarretar prejuízo de compreensão da fala, dificultando a comunicação.  


Sabemos que comunicar-se é poder compartilhar ideias e pensamentos por meio da linguagem, sendo a linguagem falada a mais utilizada no mundo. Por isso, entre outros aspectos, é necessária a preservação da audição. É imprescindível a percepção precoce da dificuldade em escutar, para possibilitar que o médico otorrino em conjunto com o profissional fonoaudiólogo possam indicar intervenções para cuidar ou minimizar as implicações psicossociais decorrentes da perda auditiva em idosos. Fique atento(a): preste atenção se precisa elevar o volume da TV, pedir para falar mais alto ao telefone ou se está tendo dificuldade para escutar pessoas conversando. Em geral, treinamentos e a utilização de aparelhos auditivos podem ajudar nesta condição comum, neste momento da vida.


Ficou com dúvida sobre o tema? Mande sua pergunta para gente.

APOIO

logo-abg-branco.png
logo-sbgg.png
logo-ashoka-branco.png
logo-acirmesp-branco.png
bottom of page